top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
Buscar

CHANEL: História

  • Mary Ávila
  • 14 de ago. de 2017
  • 6 min de leitura

Se você é apaixonada(o) pela marca ou já ouviu falar mas ainda não conhece muito sobre, vai ficar por dentro de sua história desde o início na década de 1920 até os tempos atuais e ainda aproveitar para conhecer as mudanças do vestiário feminino de acordo com a evolução da moda.

 

MARCA

CHANEL é uma empresa privada francesa que pertence a Alain e Gerard Wertheimer, netos de Pierre Werthimer, que foi um parceiro de negócio da couturière Gabrielle Bonheur Chanel. A Chanel S.A. é uma empresa especializada em alta-costura, pret-à-porter, bens de luxo e acessórios de moda.

•Origem: Francesa

•Fundação: 1909

•Fundador: Coco Chanel

•Sede Mundial: Paris, França

•Proprietário da marca: Chanel S.A.

•Chairman: Alain Wertheimer

•Presidente: Bruno Pavolvsky

•Estilista: Karl Lagerfeld

•Lojas: + 310

•Segmento: Moda de luxo

•Website: www.chanel.com

FUNDADORA

Gabrielle Bonheur Chanel, a estilista francesa, que se tornou símbolo de uma revolução nos costumes e na postura da mulher no cenário social, adquiriu a elegância e simplicidade como formas de sobrevivência.

Quando era jovem, Gabrielle Chanel ganhou o apelido Coco devido ao seu trabalho como cantora. Ao trabalhar como designer de moda, Coco queria fornecer as mulheres roupas elegantes, como blusas e ternos, calças e vestido, e joias (pedras preciosas e joalharia) de aparência simples, para substituir o opulento, peças mais projetadas e roupas e acessórios constritivos do século 19.

A era de Gabrielle Chanel (1883-1971) na empresa é, com certeza, a mais memorável marcada pelos vestidos caros e estilosos que revolucionaram a indústria da moda mundial repletos de originalidade. Desde o início Coco Chanel ocupava o cargo de Designer Chefe até o seu falecimento em 10 de janeiro de 1971.

A ligação de Chanel com o mundo da moda começou em 1910, em Deauville, onde passou a trabalhar em uma loja de chapéus. Coco, maneira como era chamada pelos – poucos – amigos, criou os alicerces de uma elegância feminina única, ao longo de uma vida em que o trabalho sempre ocupou o lugar principal.

O estilo do século 20, no que teve de mais funcional, feminino – sem os exageros que o conceito costuma trazer – e no que teve de absolutamente, irremediavelmente elegante, levou a assinatura de Chanel. Em quatro anos, já era dona de duas lojas do gênero, uma na mesma cidade de Deauville, outra em Paris. Além dos chapéus, as primeiras roupas concebidas por ela começavam a aparecer, desde o início revelando aqueles que seriam os traços marcantes em todas as suas criações: a simplicidade e o conforto. Assim, foram surgindo vestidos chemisiers soltos, amplos cardigãs, peças em jérsei – tecido que até então só era utilizado na confecção de roupas íntimas – e twinsets que o tempo se encarregaria de elevar ao patamar de clássicos.

ANOS 20

*Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas.

*As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.

*Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem.

*A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston.

*A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos.

*A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.

ANOS 30

*Os anos 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.

*As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer.

*Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época.

*O corte enviesado e os decotes profundos nas costas dos vestidos de noite marcaram os anos 30, que elegeram as costas femininas como o novo foco de atenção.

*A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol.

*A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada e esportiva, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo.

*Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.

ANOS 40

*A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

*A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios.

*A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas.

*O corte era reto e masculino, ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época.

*As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares.

*Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época.

ANOS 50

*Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa.

* Metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos.

*A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.

*Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques e o estilo sensual e fatal, como também o das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos.

*A ficção científica e todos os temas espaciais passaram a ser associados a modernidade e foram muito usados.

*Ao som do rock and roll, a nova música que surgia nos 50, a juventude norte-americana buscava sua própria moda. Assim, apareceu a moda colegial, as moças usavam, além das saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.

ANOS 60

*As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

*Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia.

*Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.

*O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas.

*A moda passou a ser as roupas antes reservadas às classes operárias e camponesas, como os jeans americanos, o básico da moda de rua.

*Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop.

ANOS 70

*No início da década os hippies foram uma grande influência, utilizamdo-se diversos acessórios e tecidos.

*Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muitos brilhos Camurças com franjas.

*Colares de contas miçangas, bijuterias étnicas.

*Saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalho.

*Estampas florais, e psicodélicos em quantidade.

*O unissex entra na moda com suas boca-de-sino e sapatos plataforma.

*A moda glitter também emplacou nos anos 70: futurista, metálica e andrógina, personificada na figura do camaleão David Bowie.

ANOS 80

*Nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegres, foi sem dúvida o grande marco na moda da época.

*O surgimento do stretch dava um ar futurista às roupas, mesmo assim, várias pessoas aderiam aos brechós procurando a moda do armário da "vovó".

*Mesmo com tom de constante inovação, vários estilistas preferiam manter o tom sóbrio de suas roupas, não aderindo à moda futurista.

*Todas as roupas de marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível. O jeans alcança seu ápice, ganhando status.

ANOS 90

*Nessa década, foram lançadas as calças jeans coloridas e as famosas blusas segunda pele, que consequentemente colocaram a lingerie à mostra.

*O estilo Grunge foi o grande influente na moda e no comportamento dos jovens, principalmente pelo seu estilo com calças despojadas, bermudas largas e camisas xadrez.

*As mulheres aderiram ao seu vestuário saias longas, calças pantalonas, as estampas e bichos como zebra, onça e cobra que é tão desejada dos dias de hoje, sapatos com bico quadrado e blazers com modelagens mais acinturadas.

*O estilo das mulheres foi caracterizado de “peruagem” com um toque de elegância básica.

*A roupa era uma maneira das pessoas expressarem o seu estado de espírito e sentido de vida.

ANOS 2000

*A década começou com uma moda que recapitulou as modas das décadas anteriores, com um mix de várias características de cada um.

*Deu fim à marca feminina da década de 50 deixando de marcar a cintura. O colorido dos anos 60 foi adicionado sutilmente, junto à energia dos anos 70 e regado ao exagero da década de 80.

*Houve um crescimento do movimento gótico e surgimento da moda emo.

*Botas plataforma, piercings e tatuagens se tornaram comuns. As mulheres começaram à usar bonés e escovas progressivas.

*A moda passa a se adequar ao tipo físico e ao gosto pessoal de cada mulher.

COLEÇÃO 2017


Comments


© 2017 por Mary Ávila Blog. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page