sensações das cores
- marivaneoliveira
- 15 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Se você não sabe, ou se já ouviu falar mas ainda não viu sobre as sensações que cada cor transmite, é sobre isso que vou falar neste post! Será que a sua cor preferida transmite algo bom ou ruim? Confira aqui em baixo!
Muito bem, as cores são de fato algo que nos chama atenção, desde nossas primeiras sensações e percepções; elas servem para sinalizar, separar, refletir, destacar... entre várias outras possibilidades. Portanto, elas nunca passaram em despercebido pelos estudiosos, tais como o filósofo Aristótelis, o qual falava do amarelo e azul como as cores primárias, relacionando as cores com as polaridades do cotidiano: Sol e Lua, masculino e feminino (séc IV a.C.).
Posteriormente, Newton, no século XVII, que criou uma teoria para as cores ao descobrir que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores (posteriormente descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons).Todavia, a partir desse estudo criado por Newton, outras teorias começaram a surgir (como a teoria de Johann Wolfgang von Goethe - artista alemão), que passou a trabalhar as cores em relação ao impacto que cada uma gerava no sentimento humano.
Segundo ele, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são dinâmicas e estimulantes; já as cores frias, como azul, roxo e verde, possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas. Daí surgiu-se a PSICOLOGIA DAS CORES!
Confira agora, as cores e suas respectivas sensações!
VERMELHO: Cor da paixão e do sentimento
AZUL: Respeito, confiança e estabilidade (transmite dignidade e civilidade, personalidade honesta, conservadora(o) e atenciosa(o).
ROSA: Alegre, divertida(o), beleza, boa saúde, sensualidade, romantismo, personalidade gentil, afetuosa(o), feminina(o), romântica(o) e apaixonada(o).
LARANJA: Audaciosa(o), personalidade extrovertida e prática(o).
AMARELO: Estimulante, simboliza otimismo; personalidade receptível, alegre,
criativa(o), alegre e ocupada(o).
VERDE: Juventude, esperança, calma, amigável, harmonia, responsabilidade, personalidade receptível, equilibrada(o).
VIOLETA: Prosperidade, nobreza, respeito, personalidade criativa e inteligente.
PRETO: Morte, luto, terror, mistério, fantasia, sofisticação e luxo; personalidade dramática, chique, forte, elegante, feminina(o).
BRANCO: Paz, calma, confiança, limpeza, expressividade, sensação de mudança.
MARROM: Humildade; não transmite muita atenção.
CINZA: Medo, depressão, refinamento; personalidade poderosa, autoritária, controladora.
Designers usam esses estudos para criarem suas artes, principalmente se tratando de propagandas comerciais. Um exemplo disso é o McDonalds, que tem como cores principais em sua logo e propagandas: amarelo e vermelho, que juntas, expressam sentimento de desejo, bem-estar e fome. A combinação dessas cores é chamada de teoria do Ketchup e da Mostarda, o que faz com que o cliente queira parar na loja para poder comer algo.
Segundo um estudo do periódico Management Decision, feito em 2006, a maior parte das pessoas decide se vai comprar algo em apenas 90 segundos. Entre 62% a 90% dessas pessoas realizam essa escolha, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que vê. Desta forma, as cores são de suma importância para o Branding, onde o consumidor leva em consideração a logo das marcas, antes de adquirir seu produto pela primeira vez.
Por isso, pense bem na hora de se vestir para um evento importante, ou na hora de lançar um produto/marca no mercado, levando em consideração a primeira impressão que será transmitida!
Comments