Tribos Urbanas
- Mary Ávila
- 15 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar em estilos ou pelo menos já deve ter notado que algumas pessoas são bem diferentes umas das outras principalmente no modo de se vestir. Isso porque cada pessoa possui o seu próprio estilo, mesmo aquelas que se julgam por ''normais'' ou ''simples''. O estilo engloba várias questões como o modo de se vestir, as atitudes, o grupo social, a personalidade, o estilo musical... entre outros.
As primeiras tribos surgiam por volta dos anos 1960 e os jovens se reuniam por questões sociais, econômicas e políticas. Depois houve uma separação não apenas por estas questões, mas também pela maneira de pensar e agir, o que mais adiante influenciou nas roupas e músicas, formando-se as ''tribos urbanas''.
Nerds

Nerds são considerados pelo seu estilo e comportamento ligados à assuntos escolares. São pessoas consideradas inteligentes, que passam a maioria do tempo estudando e se interessam por assunto e atividades desconhecidas ou não muito populares entre as demais pessoas.
Não se interessam por atividades físicas, gostam de filmes e assuntos ligados ao irrealismo/ ficção, não são consideradas atraentes, usam trajes típicos de colégio americano tradicional como camisas, calças, saias no joelho, óculos e suspensórios.
Rappers - Hip Hop

A moda Hip Hop é de origem afro americana, latina e caribenha nos bairros periféricos dos EUA. Os jovens se reuniam para fazer manifestações artísticas como música, poesia e dança relatando coisas que aconteciam no dia-a-dia.
A moda presente nesse grupo são roupas despojadas, calças e camisetas largas, tênis, acessórios grandes de ouro e bonés.
Foi um grande marco na moda e no reconhecimento dos negros nos EUA. Várias marcas esportivas como Adidas adotaram o estilo.
Emo

A palavra emo vem do gênero musical Emocore, composto por músicas melódicas e expressivas que se originou do Hardcore punk.
O estilo reflete pessoas sentimentais, isoladas, sensíveis e expressivas. As cores presentes nos looks são o preto, branco, rosa e vermelho. Mistura-se elementos do punk como caveiras e correntes com elementos ''fofos'' como coração, lacinhos, etc. Os emos são bem caracterizados pela franja de lado e allstar.
Skaters

A moda skatista está totalmente envolvida com o que se passa nas ruas, e roupas leves e confortáveis propícias ao esporte.
Um skatista é reconhecido por calças boy friend, tênis, camisetas e camisas largas, bonés, baby looks para as mulheres e é claro, o skate.
Seus trajes despojados virou uma forma nova de se vestir, fazendo surgir várias marcas e lojas específicas para tais clientelas.
Os skatistas estão divididos em 3 grupos: hip hop, grafiteiros e básicos, sendo fáceis de serem identificados. Hip Hop com roupas tamanho GG, grafiteiros com roupas mais justas e customizadas e os básicos são espontâneos e triviais.
Patricinhas

As patricinhas são reconhecidas por seu estilo delicado e feminino. São mulheres bem cuidadosas, femininas, ricas que vivem no luxo.
Mais voltado à adolescência, o estilo também está submetido ao caráter de pessoas com auto estima elevada, consumista, esnobe e mimada. No lado masculino, são chamados mauricinhos.
Nos looks pattys são encontradas roupas e acessórios caros da última moda, de marcas conhecidas/famosas e em sua maioria cor de rosa.
Punk

A música punk é marcada por contestações seja pela mudança do rock no passar dos anos, seja por opiniões preconceituosas de artistas e pessoas em geral. O gosto por tal estilo determinou um grupo de pessoas com uma postura ideológica, considerados anarquistas.
Suas vestes dão a impressão de pessoas rebeldes, com cortes de cabelo ousados, tatuagens, piercings, estampas agressivas, cores fortes, jaquetas de couro, jeans rasgado e acessórios como braceletes, coturnos, meias arrastão, etc.

Funkeiros
O funk originou-se no Rio de Janeiro como funk carioca, com estilo próprio brasileiro retratando a vida da favela. Atualmente foi lançado o new funk, um tipo de dance music com batidas do e letras voltada ao sensualismo.
Tal estilo tomou viralizou através dos jovens brasileiros, e é tocado em todas as festas, não comente em bailes funks.
O estilo de pessoas que cantam e curtem tais músicas são mais provocantes, remetendo-se às letras e á sensualidade da mulher brasileira.
Country

O country se originou da década de 1920 na região Sul dos EUA com músicas estilo old- time que mais tarde veio ao Brasil e foi conhecida como sertanejo, hoje, sertanejo universitário.
O estilo dos sertanejos é composto por calça jeans justa, camisa, chapéu, sinto com fivelas e bota texana ou botina.
As músicas primeiramente retratavam a vida no campo, posteriormente foi conduzida à situações da vida amorosa com remix e instrumentos como o violino e o banjo.
O estilo é unisex, e é adotado por vários países, principalmente em regiões agrícolas. A influência na personalidade é de pessoas simples, machistas, conquistadores e/ou galanteadores.
E aí, já se identificou com seu estilo?
留言