Evolução do cabelo feminino
- Mary Ávila
- 17 de out. de 2017
- 3 min de leitura

Assim como as roupas, os cabelos passaram, passam e passarão por várias transformações. Conforme é o avanço tecnológico tudo se torna mais fácil e acessível, o que facilitou muito na vida de quem gosta de modificações. Continue lendo o post para saber mais sobre todas essas mudanças!
A princípio o cabelo nada mais era que uma proteção para o couro cabeludo e tardiamente se tornou se não o, um dos meios mais importantes na estética. O cabelo representava força (no caso dos homens) e sedução (para as mulheres); e em alguns casos a calvície representava sabedoria, como por exemplo os monges que raspam a cabeça, deixando a parte da estética/vaidade de lado.
Com a evolução da tecnologia e da sociedade houve-se uma grande mudança nas madeixas e suas funções eram: indicar boa saúde, higiene, classe social, status e modo de pensar. Veja a baixo como, quando e porque dessas mudanças!
1910

Nessa época quem seguia a moda passava bem longe da tesoura, e as vezes até colocava apliques para dar mais volumes, mas Irene Castle por ser uma dançarina (famosa) não achava os cabelos longos tão práticos no seu dia a dia, resolvendo cortá-lo bem curtinho e ondulado, assim esse penteado se tornou conhecido como Bobs nos EUA.
1920

Clara Bow foi um símbolo de erotismo nos filmes preto e branco da época, com seus cabelos longos e selvagens. Também usava-se faixas acima da franja, o que não impedia de usa-los sobre o rosto.
1930

Ao contrário dos anos 1020, nos anos 1930 a mulher foi redescoberta com suas maneiras e formas elegantes. Os cabelos eram usados maiores e enrolados conhecidos como finger waves. Ao contrário de hoje, as mulheres na época usavam pente fino, alfinetes e até os dedos para conseguir a forma de ''s'' nos cabelos, principalmente na franja. Uma das atrizes influenciadoras era Greta Garbo, que usava chapéus fedora, muito usado na época.
1940

Gabrielle Bounheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel criou o corte de cabelo acima dos ombros, o qual leva seu nome até os dias atuais.
1950

Os cabelos eram usados mais curtos e ondulados, na década de 1950 houve um grande progresso na indústria de cosméticos, o que levou as mulheres à uma maior preocupação com a estética. Mas foi mais precisamente a partir de 1952 que as mulheres sofreram uma grande influência pela atris Doris Day com seu penteado mais conhecido como Helmet.
1960

Várias atrizes ditavam a moda, entre elas Brigitte Bardot, com cabelos longos e desalinhados. Nessa época eram usados esponja de aço como enchimentos e cerveja e água com açúcar como fixadores de penteados.
1970

A geração paz e amor trouxe a moda hippie que idealizava o movimento de liberdade. Os cabelos eram longos, repartidos ao meio com alguns enfeites de flores. Mas a moda dos cabelos em camada também chegou com tudo com a atriz Farrah Fawce.
1980

O permanente volta com tudo nessa década, e as maiores influencias continuam nos filmes e novelas. Atrizes como Irene Ravache, Elizabeth Savalla e Regina Duarte eram grandes influências nas novelas. A cantora Madonna, entretanto ditava modas para toda a juventude, tornando-se um ícone da época.
1990
A partir dessa época até os dias atuais várias tendências são lançadas, mas não há uma ditadura. Todos são livres para usar o que cai melhor conforme seu tipo de cabelo, formato de rosto e estilo.
Fique com o vídeo abaixo que mostra o passo a passo dessa mudança!
Comments